Transtel
OK

Pesquisa & Desenvolvimento

Caracterização de Antenas para Radiodifusão Digital

Precisão e Qualidade nas especificações

O ensaio de antenas contra os seus parâmetros usuais de especificação tais como : diagramas de radiação, ganho, polarização e casamento de impedância são procedimentos conhecidos e que, historicamente, sempre foram realizadas com base em conceitos e normas que pouco mudaram desde o surgimento dos primeiros sistemas de radiodifusão analógica para FM e TV na década de 50.

Estas técnicas tem-se demonstrado suficientes para aferir as propriedades de radiação da antena em teste enquanto elemento transdutor excitado por sinais faixa estreita e compatíveis com a aplicação em sistemas de transmissão mono-portadora com distribuição de potência não uniforme na faixa do canal de operação.

Entretanto, em se tratando de portadoras moduladas digitalmente e que assumem valores discretos de amplitude e de fase no tempo , característica dos sinais de RF de sistemas de radiodifusão digital para FM (IBOC) ou TV (ATSC, DVB, ISDB-T), a caracterização de antenas de transmissão excitadas por estes sinais poderá ser mais fiel à medida em que a distribuição de potência do sinal aplicado à antena em teste for uniforme na faixa de operação.

Adotando este procedimento, as propriedades de radiação da antena passam a ser caracterizadas dentro de toda a largura de faixa do canal de transmissão e não mais apenas na portadora de vídeo, cor ou áudio como, por exemplo, se pratica na caracterização de antenas de radiodifusão analógica de TV.

A plataforma de hardware e de software implementada no sítio de teste de antenas de Trans-Tel® opera segundo esta nova abordagem, mais precisa na determinação das propriedades de radiação de antenas para aplicação em sistemas de radiodifusão digital de FM e TV, particularmente quanto aos diagramas de radiação e de polarização resultantes.

A antena é caracterizada completamente na largura de faixa do canal de operação mediante a sua excitação por um sinal de RF modulado digitalmente. O emprego de pós processamento utilizando algoritmos de filtragem e de equalização torna possível isolar e tratar a resposta da antena de forma a combater eficientemente as imperfeições presentes no ambiente de teste tais como multipercursos, interferências co-canal e ruídos.

O emprego desta nova abordagem permite portanto aferir as propriedades de radiação da antena `integradas` na faixa do canal de operação, revelando o desempenho do sistema radiante de forma fiel e ajustando à situação prática de utilização com sinais modulados digitalmente, o que se reflete em especificações otimizadas e em qualidade de cobertura digital.



Av. Artur Leite de Barros Junior, nº 295 - Jardim do Lago - Campinas - SP - Cep 13050-032
2017 ©Transtel, Conti & Cia Ltda. Todos os direitos reservados.
+55 19 3269 7328