Transtel
OK

Notícias

Implantação da TV Digital avança no País com antenas Trans-Tel

Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, se tornou nesta segunda-feira (5/5) a mais nova capital brasileira com cobertura de TV digital. A TV Morena, afiliada da Rede Globo na cidade, foi a primeira emissora a transmitir o sinal digital e a expectativa é de que em breve as afiliadas da TVE (TV Brasil Pantanal), do SBT (TV Campo Grande) e da Record (Rede MS) instalem os equipamentos que permitem a transmissão com tecnologia digital.

Na cerimônia que autorizou o início das transmissões digitais na capital sul-mato-grossense, a secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Zilda Beatriz de Abreu, destacou as vantagens do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). "O futuro da TV Digital é a portabilidade e a mobilidade, o que não era previsto pelos sistemas americano e europeu. Estas são características específicas do sistema brasileiro."

Para o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, o SBTVD não vai levar apenas uma TV com maior definição de imagem, mas será um instrumento de socialização da população. "Trata-se de uma poderosa ferramenta de interação com o mundo, do indivíduo com sua comunidade", destacou.

O cronograma de implantação da TV Digital no país está adiantado. A previsão era de que o sistema só chegasse a Campo Grande em 2011. "Nós acreditamos que até o final de 2009 vamos estar em todas as capitais. Ou seja, o cronograma foi favoravelmente estourado", explicou Zilda. Na próxima segunda-feira, 11, ministro Hélio Costa vai inaugurar as transmissões digitais em Fortaleza.

Na avaliação do diretor de Relações com Associados da Abert, Flávio Cavalcanti Júnior, o avanço no cronograma de implantação da TV digital no país vai ter como conseqüência a redução nos preços dos aparelhos digitais de TV.

Cavalcanti lembra que hoje 55% da população brasileira tem acesso ao sinal de TV digital, percentual que deve chegar a 70% até o final do ano. "Quando a TV a cores surgiu, ela custava cerca de U$2500, mas o aumento na escala de produção levou à redução dos preços. Esse ciclo vai ser vivido também pela TV digital e esses equipamentos estarão cada vez mais acessíveis."

Campo Grande foi a 13º capital brasileira a receber o sistema digital de TV. O SBTVD já está em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Cuiabá, Florianópolis, Aracaju, Brasília e Vitória. As cidades de São José do Rio Preto, Santos e Campinas, no estado de São Paulo, e Uberlândia, em Minas Gerais, também já estão cobertas com o sinal digital de TV.


Publicado em 6 de maio de 2009


Av. Artur Leite de Barros Junior, nº 295 - Jardim do Lago - Campinas - SP - Cep 13050-032
2017 ©Transtel, Conti & Cia Ltda. Todos os direitos reservados.
+55 19 3269 7328